quinta-feira, 12 de março de 2015

O Poder Antioxidante

Muitas de nós preocupá-mo-nos com a nossa pele, e com o avançar da idade surgem as primeiras rugas ou outras imperfeições, aumentando esta preocupação.

Contra os processos fisiológicos naturais do nosso organismo, não há muito a fazer, porém, a regra normal é recorrer a truques de maquilhagem ou cuidados estéticos mais avançados (como botox ou cirurgia plástica, para as carteiras mais compostas).

E se começássemos a atuar na causa do problema? Sim, não vai erradicar com a "velhice" ou as "patas de galinha", mas ajudará a prevenir e a minimizar as consequências dos processos fisiológicos do nosso organismo.



Do ponto de vista Químico e Fisiológico...

No processo celular de obtenção de energia, são gerados determinados compostos ( as espécies reativas de oxigénio ou radicais livres) que, em excesso, podem provocar danos celulares. Deste excesso, resulta um desequilíbrio no estado de óxido-redução a favor da oxidação, passando a haver o chamado Stresse Oxidativo.

Sendo o nosso organismo uma super máquina, arranjou um mecanismo de defesa, de forma a fazer face a este problema. Um mecanismo que controla este processo e que impede que haja efeitos nocivos a nível celular - os ANTIOXIDANTES

Os Antioxidantes existem no nosso organismo (em forma de enzimas endógenas), podendo ser adquirido, também, através da nossa dieta.

Com a exaltação de temas relacionados com Beleza, Envelhecimento ou Cosméticos, são vários os estudos recentes que se debateram sobre o tema dos Antioxidantes. Deste modo, atualmente, sabe-se que o nosso organismo dispõe de mecanismos de defesa eficazes até aos 30 anos, (aproximadamente), e que após esta faixa etária, com o avançar da idade, esta nossa defesa vai diminuindo a sua eficácia, havendo uma consequente ação mais facilitada dos radicais livres. Tendo em conta que estes têm uma ação permanente no nosso organismo, há necessidade de nos protegermos com agentes Antioxidantes, que serão adquiridos, a partir desta fase, através da nossa alimentação!



Que alimentos contêm propriedades Antioxidantes?


- Frutas Cítricas, (toranja, laranja, lima, limão);

- Frutos Silvestres, (morangos, amoras, mirtilos, framboesa);

- Uvas vermelhas/Roxas/Pretas, Melão, Abacaxi/Ananás, Mamão, Pêssego, Abacate, Cereja, Banana;

- Frutos secos;

- Aveia, Linhaça, Cereais Integrais, Soja, Gérmen de Trigo, Massas integrais, pão integral;

- Hortaliças verde, Cenoura, Pepino, Salsa, Cebola, Alho, Tomate, Brócolos, Couve-Flor, Inhame (rico em Hormona da Juventude);

- Peixes como o salmão, atum, sardinha, ricos em omega 3, bacalhau;

- Laticínios;

- Ovos,

- Óleo de gérmen de trigo, Óleos de origem vegetal;

- Especiarias como o Açafrão e a Canela;

- Cacau;

- Chá vermelho, Verde e Branco (com potentes propriedades Antioxidantes).

* Não nos esqueçamos que a Água é sempre fundamental para tudo! Uma boa ingestão de água (1,5l - 2l por dia), mantém a hidratação e elasticidade da nossa pele!



Em suma...

De acordo com os últimos estudos científicos, sim, é possível retardar o envelhecimento humano! Se tivermos hábitos de vida saudáveis e mantivermos a ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes, iremos contribuir para a reparação contínua dos danos no DNA celular, retardando, por sua vez, o envelhecimento do nosso organismo.

Afinal, parece que está nas nossas mãos, também, trabalhar para o Anti-Envelhecimento! Poderemos também recorrer a cremes hidratantes com as mesma propriedades, mas parece-me que uma boa alimentação associada às restantes medidas, funcionarão ainda melhor! :)

Querem saber o melhor de tudo ainda? É que ao termos cuidados com a ingestão de alimentos com propriedades Antioxidantes, estamos a contribuir, também, para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares!

Fica aqui, então, mais uma das minhas dicas para os mais preocupados com o assunto :)



Fontes:
http://www.manueldafonseca.com/index.php/artigos/27-antioxidantes-e-anti-envelhecimento
http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/08.pdf
http://www.revista-fi.com/materias/83.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário